Aconteceu no dia 23 de junho de 2021, mais uma reunião da CPI do SAAE. Desta vez, quem foi ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito, foi o agente de manutenção e operação da ETA – Estação de Tratamento, Luiz Lima Brito.
Ao iniciar os trabalhos, o presidente da CPI, vereador Carlito, agradeceu a presença de todos, registrando as presenças dos demais membros da referida CPI. Em seguida, foi colocada em votação, a Ata da reunião realizada no dia 16 de junho do mesmo ano, na qual foi aprovada. O presidente da CPI, perguntou se algum dos membros tinha algum requerimento a ser feito. Logo, o relator vereador Zelú, apresentou um requerimento verbal, solicitando que a Casa de Leis, encaminhe ofício para a pessoa que atestava as notas fiscais do SAAE, na gestão anterior, e ao mesmo tempo, convocar o ex-diretor, o senhor Revande Rodrigues, para prestar esclarecimentos sobre os fatos ocorridos na sua gestão. Segundo o relator, de acordo os documentos, obtidos, tudo indica houve improbidade administrativa.
Após ler o rito da reunião, o presidente passou a palavra para o relator, vereador Zelú. Em seguida, o relator perguntou se ele (Luiz) era o responsável pelas bombas, quando apresentavam defeitos. O senhor Luiz disse que é chefe de manutenção e é responsável por identificar os problemas existentes. Ele falou que em alguns casos, os problemas são resolvidos aqui mesmo, e em situações mais complexas, elas são enviadas para a assistência. O relator perguntou se no ano de 2020, teve muitos problemas com bombas. Ele falou que não teve muitos problemas. Às vezes problemas com rolamentos, selos mecânicos, ou retentores. O relator perguntou se o senhor Luiz, tinha conhecimento sobre uma bomba nova que foi comprada para o SAAE, no ano de 2020. O senhor Luiz falou que não se recorda.
O senhor Luiz foi questionado se ele fazia algum tipo de solicitação, guia de serviços, para o diretor do SAAE, ou era verbalmente. Ele respondeu que era verbalmente.
Logo após, o relator perguntou se o senhor Luiz conhecia a empresa GR Bombas de Imperatriz, Maranhão, e ele respondeu que era a empresa que prestava serviços para o SAAE. Na sequência, o relator apresentou várias notas fiscais, com suas respectivas datas, e passou para o senhor Luiz olhar. Após olhar as notas fiscais, o senhor Luiz relatou que não tinha conhecimento das mesmas.
O relator continuou, e falou que recebeu um relatório da quantidade de elevatórios da rede de esgoto, e perguntou a quantidade existente. O senhor Luiz disse que tem quatro elevatórios. Em seguida, o relator citou todos os elevatórios que estão parados. O senhor Luiz perguntou ao relator se a bomba que foi comprada era para o sistema de água ou para o esgoto. O relator disse que na nota não explica o destino da bomba, somente a data que foi comprada, ou seja, dia 27 de abril de 2020. O senhor Luiz continuou dizendo que só foi comprada uma bomba de esgoto para o SAAE.
Os vereadores, Manoel e Elzi, agradeceram a presença do agente de manutenção.
Na sequência, o vereador Livan, falou sobre a grande quantidade de notas fiscais e perguntou ao agente de manutenção se ele teve conhecimento do grande número de problemas que ocorreram no SAAE. O senhor Luiz disse desconhecer a quantidade de notas, e que em novembro e dezembro de 2020, não teve esses tantos de problemas citados.
Em seguida, o presidente da Câmara, vereador Ronaldão, agradeceu a presença do Luiz, e perguntou se em algum momento, ele ouviu do diretor ou de outros da direção o motivo pelo qual não pagavam as faturas de energia. Ele falou que não tinha acesso às conversas.
O vereador Iel do Povo, parabenizou o Luiz, e disse que o papel do agente é passar os problemas para o gestor.
O presidente da CPI, Carlito, finalizou os trabalhos agradecendo a todos.
Galeria de Imagens
x