20/03/2018 - 09:03

DOMINGO DE RAMOS 25 DE MARÇO DE 2018

Domingo de Ramos

Domingo de Ramos é uma data móvel que é celebrada no domingo anterior à Páscoa. Em 2018, a comemoração decorre no dia 25 de março.

Nesse dia, que não é feriado, inicia-se a Semana Santa. A celebração lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dia em que ele foi recebido como o Filho de Deus. Nessa ocasião as pessoas o saudaram com ramos de palmeira e oliveira, motivo pelo qual ficou conhecido como Domingo de Ramos.

Para recordar, as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, bem como realizam procissões lembrando a forma como Jesus foi aclamado. Os ramos simbolizam a vitória de Jesus e são levados pelas pessoas para as suas casas que os guardam como força de proteção contra tempestades e outros males.

Hoje, há padres que recomendam que as pessoas usem raminhos de ervas que podem ser usados para consumo, chás, por exemplo, e que depois de os levar para a casa o utilizem para esse fim, em vez de os deixarem esquecidos.

Nas igrejas, os ramos benzidos são queimados e as suas cinzas são usadas no ano seguinte para marcar a testa das pessoas na celebração da quarta-feira de cinzas.

Nos próximos anos, O Domingo de Ramos será celebrado nas seguintes datas:

• 2019 – 14 de abril
  • 2020- 5 de abril