Estado do Tocantins

Câmara Municipal de Ananás

Poder Legislativo

portal@ananas.to.leg.br

Tamanho do texto+ -

02/04/2018 - 10:04

DIA MUNDIAL DA SAÚDE – 7 DE ABRIL

O que você fala quando alguém espirra, Rafinha? icone-ari.gif
icone-rafinha.gif “Saúde!”
O que todas as pessoas desejam para si, para seus familiares e para os amigos, Sol? icone-ari.gif
icone-sol.gif “Saúde!”
Qual é o primeiro fator para viver bem e conseguir fazer as coisas de que gostamos, Maressa? icone-ari.gif
icone-maressa.gif “Saúde!”

Viram como ter saúde é importante?

Todo mundo quer saúde e bem estar. Mas, para isso, precisamos, desde a infância, cultivar hábitos como a alimentação saudável e a prática de exercícios.

Saúde é mais do que a ausência de doenças. Ela envolve aspectos físicos, mentais e sociais. Apesar de se tratar de uma condição individual, a saúde é também uma questão pública: o excesso de peso pode levar a diversas doenças (nos ossos, no coração e no sangue, por exemplo) e prejudicar o sono.

Ter acesso aos serviços de saúde (como atendimento médico de qualidade e hospitais bem equipados) e a condições sanitárias e de higiene adequadas é um direito de todas as pessoas.

Por isso, é importante que cada cidadão busque informações sobre higiene, doenças, lixões, aterros sanitários e sobre outras questões ligadas à saúde.

Quanto mais conhecimento temos, mais podemos cuidar da nossa própria saúde e, ao mesmo tempo, cobrar dos governantes serviços que garantam a saúde pública de qualidade.

Mas, para melhorar a saúde da população, o governo precisa prevenir e controlar as doenças e prolongar a vida das populações. Para isso, é preciso controlar as  irregularidades e desperdícios.
Sabem o que é saúde pública?

Saúde pública diz respeito à preservação e a proteção da saúde dos cidadãos, em escala nacional, ou mesmo em escala mundial.

Problemas de saúde pública envolvem, por exemplo, doenças que perturbam gravemente a vida da sociedade, como as contagiosas (causadas por um vírus, bactéria ou parasita e transmitidas de um ser vivo a outro) e epidêmicas (doenças que surgem rapidamente num lugar e se manifestam, ao mesmo tempo, num grande número de pessoas), as doenças mentais e os vícios em substâncias tóxicas.

A saúde pública é de responsabilidade dos governantes e deve ser levada a sério. O saneamento básico, por exemplo, é um de seus aspectos, pois é um fator importante para a manutenção da saúde de uma população. Isso porque ele permite que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.

 

Para saber mais sobre saúde, leia também:

r

 

 



« voltar

Notícias Relacionadas