quinta, 25 de abril de 2024

CPI DO SAAE OUVE AGENTE DE MANUTENÇÃO LUIZ LIMA

quinta, 24 de junho de 2021
Aconteceu no dia 23 de junho de 2021, mais uma reunião da CPI do SAAE. Desta vez, quem foi ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito, foi o agente de manutenção e operação da ETA – Estação de Tratamento, Luiz Lima Brito.
Ao iniciar os trabalhos, o presidente da CPI, vereador Carlito, agradeceu a presença de todos, registrando as presenças dos demais membros da referida CPI. Em seguida, foi colocada em votação, a Ata da reunião realizada no dia 16 de junho do mesmo ano, na qual foi aprovada. O presidente da CPI, perguntou se algum dos membros tinha algum requerimento a ser feito. Logo, o relator vereador Zelú, apresentou um requerimento verbal, solicitando que a Casa de Leis, encaminhe ofício para a pessoa que atestava as notas fiscais do SAAE, na gestão anterior, e ao mesmo tempo, convocar o ex-diretor, o senhor Revande Rodrigues, para prestar esclarecimentos sobre os fatos ocorridos na sua gestão. Segundo o relator, de acordo os documentos, obtidos, tudo indica houve improbidade administrativa.
Após ler o rito da reunião, o presidente passou a palavra para o relator, vereador Zelú. Em seguida, o relator perguntou se ele (Luiz) era o responsável pelas bombas, quando apresentavam defeitos. O senhor Luiz disse que é chefe de manutenção e é responsável por identificar os problemas existentes. Ele falou que em alguns casos, os problemas são resolvidos aqui mesmo, e em situações mais complexas, elas são enviadas para a assistência. O relator perguntou se no ano de 2020, teve muitos problemas com bombas. Ele falou que não teve muitos problemas. Às vezes problemas com rolamentos, selos mecânicos, ou retentores. O relator perguntou se o senhor Luiz, tinha conhecimento sobre uma bomba nova que foi comprada para o SAAE, no ano de 2020. O senhor Luiz falou que não se recorda.
O senhor Luiz foi questionado se ele fazia algum tipo de solicitação, guia de serviços, para o diretor do SAAE, ou era verbalmente. Ele respondeu que era verbalmente.
Logo após, o relator perguntou se o senhor Luiz conhecia a empresa GR Bombas de Imperatriz, Maranhão, e ele respondeu que era a empresa que prestava serviços para o SAAE. Na sequência, o relator apresentou várias notas fiscais, com suas respectivas datas, e passou para o senhor Luiz olhar. Após olhar as notas fiscais, o senhor Luiz relatou que não tinha conhecimento das mesmas.
O relator continuou, e falou que recebeu um relatório da quantidade de elevatórios da rede de esgoto, e perguntou a quantidade existente. O senhor Luiz disse que tem quatro elevatórios. Em seguida, o relator citou todos os elevatórios que estão parados. O senhor Luiz perguntou ao relator se a bomba que foi comprada era para o sistema de água ou para o esgoto. O relator disse que na nota não explica o destino da bomba, somente a data que foi comprada, ou seja, dia 27 de abril de 2020. O senhor Luiz continuou dizendo que só foi comprada uma bomba de esgoto para o SAAE.
Os vereadores, Manoel e Elzi, agradeceram a presença do agente de manutenção.
Na sequência, o vereador Livan, falou sobre a grande quantidade de notas fiscais e perguntou ao agente de manutenção se ele teve conhecimento do grande número de problemas que ocorreram no SAAE. O senhor Luiz disse desconhecer a quantidade de notas, e que em novembro e dezembro de 2020, não teve esses tantos de problemas citados.
Em seguida, o presidente da Câmara, vereador Ronaldão, agradeceu a presença do Luiz, e perguntou se em algum momento, ele ouviu do diretor ou de outros da direção o motivo pelo qual não pagavam as faturas de energia. Ele falou que não tinha acesso às conversas.
O vereador Iel do Povo, parabenizou o Luiz, e disse que o papel do agente é passar os problemas para o gestor.
O presidente da CPI, Carlito, finalizou os trabalhos agradecendo a todos.