sexta, 19 de abril de 2024

CÂMARA MUNICIPAL APRESENTA REQUERIMENTOS

quinta, 17 de junho de 2021
Aconteceu na última quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Ananás, uma sessão ordinária. Ao iniciar a Sessão, o presidente, Ronaldão Guerreiro, agradeceu a todos e solicitou que a vereadora Elzi, vice-presidente da Casa, fizesse a leitura bíblica. Em seguida, foi lida a Ata da sessão anterior e depois a palavra foi franqueada para os vereadores.

O primeiro a falar foi o vereador Zelú. Ao iniciar as palavras, ele falou do sentimento que tem pelas famílias que perderam seus entes queridos, nesses últimos dias. Parabenizou o prefeito municipal pelas ações que vem realizando, mesmo com as dificuldades em que o município vem enfrentando. E citou como exemplo, a recuperação de estradas que ligam Ananás à beiro do rio Araguaia, e ao povoado São João. Falou ainda que o prefeito se reuniu com o diretor geral da FABIC – Faculdade do Bico, com o objetivo de implantar uma faculdade no município, que irá oferecer quatros cursos: direito, agronegócios, enfermagem e ciências contábeis.
Em seguida, parabenizou a primeira-dama e secretária da Mulher, Glória Nepomoceno, pelo belo trabalho à frente da secretaria, e citou a Primeira Edição do Programa Útero é Vida, que é de grande importância para as mulheres do município de Ananás.

Na sequência, quem fez uso da palavra foi o vereador Carlito. Ele agradeceu a todos e solicitou que a prefeitura coloque lâmpadas nas ruas que estão escuras, e citou como exemplo, o beco da Paróquia, como é conhecido. Na oportunidade, parabenizou a sua esposa, Adriana, por mais um ano de vida.

O vereador Iel do Povo, agradeceu a todos e falou da importância de aprovar o requerimento número 32/2021, que trata sobre o Portal da Transparência do Município. Segundo ele, o mesmo não está tendo transparência, ou seja, é preciso que os vereadores fiscalizem mais.

A vereadora Elzi, agradeceu a todos, e manifestou sentimentos a todas as famílias que perderam seus entes queridos. Parabenizou a primeira-dama, Glória Nepomoceno, que está à frente da Secretaria da Mulher, e o prefeito Valdemar, pela brilhante ideia de trazer o SENAR, com o Programa Útero é Vida. Falou ainda da necessidade urgente para aquisição de uma área para a construção de um novo cemitério.

O vereador Cicinho do São João, cumprimentou todos os vereadores e servidores da Casa de Leis. Ele reforçou as palavras do vereador Zelú, pela recuperação da estrada que liga o Povoado São João. Agradeceu o vereador Júnior Resende, pelo período que ficou à frente da Secretaria de Obras, e falou que algumas ruas do povoado estão no escuro.

O vereador Manoel, agradeceu a todos e falou sobre a iluminação pública. Segundo ele, está sendo muito cobrado pela população. Disse que falou com o prefeito, porém, em virtude do sequestro financeiro por parte da justiça, ficou inviável para gestão seguir com a recuperação da iluminação pública, mesmo assim, parabenizou o prefeito pela operação tapa buracos. Parabenizou a primeira-dama, Glória, pelo Programa Útero é Vida, e finalizou, manifestando sentimentos para as famílias ilutadas.

O vereador Júnior Resende, iniciou suas palavras, cumprimentando a todos, e parabenizou o prefeito, pela parceria com o Estado do Tocantins, que as máquinas estão quase chegando para fazer o patrolamento. Falou sobre o P. A. Antonio Moreira, que a ordem de serviços das vicinais já saiu e em breve estará fazendo as estradas. Parabenizou a primeira-dama, Glória Nepomoceno, pelo brilhante trabalho e finalizou, manifestando sentimentos a todas as famílias ilutadas.

O vereador Livan, também falou sobre a iluminação pública, e espera que a Prefeitura conclua o mais breve possível. Falou sobre o cemitério, que está praticamente sem um local para enterra os mortos. Parabenizou a primeira-dama, Glória, falando que o exame é muito importante para as mulheres. Finalizou dizendo que vai solicitar da Secretaria de Obras e o prefeito, o encascalhamento da rua da escola no povoado São Raimundo. Disse ainda que em janeiro deste ano, fez uma solicitação juntamente com a senhora Marinalva Borges, para a deputada federal, Dulce Miranda, para a construção de uma quadra poliesportiva para o povoado São Raimundo e que a mesma disse que vai atender o pedido.

O presidente Ronaldão Guerreiro, agradeceu a todos e parabenizou o prefeito e o deputado Fabion pela iniciativa de trazer para Ananás, o posto da CIRETRAN. Também falou do posto do É Pra Já, tendo em vista que a demanda da região é muito grande e as pessoas têm dificuldades em se deslocar para outra cidade, para tirar, ou renovar documentos.

Na ocasião foram colocados em votação dois requerimentos, sendo: Requerimento número 32/2021, de autoria do vereador Iel do Povo, destinado ao Executivo Municipal, solicitando as receitas e despesas detalhadas do SAAE. E o Requerimento número 33/2021, de autoria do presidente, vereador Ronaldão Guerreiro, destinado ao Executivo Municipal e à Assembleia Legislativa do Tocantins, solicitando a instalação de posto do É Pra Já, no município de Ananás, para atender a população local e cidades circunvizinhas. Em seguida, colocou em votação os requerimentos, que foram aprovados por unanimidade.