12/07/2018 - 09:07

04 DE AGOSTO-DIA DA CAMPANHA EDUCATIVA DE COMBATE AO CÂNCER

O Dia nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer foi criado para chamar a atenção da sociedade para o cuidado constante com a saúde, por meio de medidas que podem prevenir o câncer, doença que atinge mais de 12 milhões de pessoas todos os anos, no mundo, matando 8,2 milhões de pessoas. No Brasil são registrados cerca de 600 mil novos casos todos os anos.
As campanhas educativas de saúde enfatizam mudanças no estilo de vida que podem reduzir as chances de ter a doença. Medidas simples, como não fumar, ficar menos tempo ao sol, praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável, segundo o Ministério da Saúde são fundamentais. Além disso, fazer exames periódicos ajuda no diagnóstico precoce, quando as chances de cura são de 90%.

Aqui alguns passos para evitar o câncer: Evite bebidas alcoólicas – A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas prejudica a memória, enfraquece o sistema imunológico e aumenta a incidência de doenças hepáticas. Para as mulheres, o álcool está ligado a um risco maior de câncer de mama.
Não fume – O cigarro libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, inaladas por fumantes e não fumantes.
Tenha uma alimentação saudável ? Evite o consumo excessivo de carne vermelha, sal e açúcar, faça pequenas refeições ao longo do dia, mastigue bem e lentamente.
Use e abuse de alimentos de origem vegetal – Tenha uma alimentação rica em hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais, por exemplo.
Evite ficar muito tempo ao sol, principalmente no horário das 10h às 16 horas. Use chapéu e protetor solar.
Faça exercícios por pelo menos 30 minutos todos os dias. Troque o elevador pelas escadas, leve o cachorro para passear, cuide do jardim, varra a casa, caminhe, dance
Previna-se – As mulheres devem realizar exame preventivo ginecológico e mamografia uma vez por ano. Os homens entre 50 e 70 anos precisam investigar o câncer de próstata.
Realize diariamente a higiene bucal – Capriche na escovação dos dentes e da língua e não deixe de consultar o dentista regularmente.
E, óbvio para as mulheres: amamente. A cada ano amamentando, estudos mostram que a chance de desenvolver um câncer de mama cai 4,3%.
O dia 4 de agosto é o Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer e tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença e a importância de descobri-la ainda em fase inicial. Dentre os vários os tipos de câncer, o de pele é o que apresenta mais casos (25%) em todo o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer.

Existem dois tipos de câncer de pele: o melanoma e o não-melanoma. O não-melanoma é o mais frequente, mas também o menos agressivo. Quando descoberto no início, quase sempre tem grandes chances de cura.

Já o melanoma representa apenas 4% dos casos registrados no país, mas é o mais grave. Ele acontece nos melanócitos, que são as células que produzem a melanina. Se detectado precocemente, há uma chance de cura e uma grande melhora na sobrevida dos pacientes.

O câncer de pele é mais comum em portadoras de doenças cutâneas prévias e em pessoas de pele clara pelo fato delas menos proteção natural contra os raios UV. Crianças e pessoas de pele negra também podem ser atingidas, mas estes são casos mais raros.

A exposição aos raios solares é a maior causa do câncer de pele por isso a melhor proteção contra o câncer de pele ainda é o uso do filtro solar.